Atividades de Continuidade:
– Promoção de momentos de leitura diária, em silêncio, em horário curricular, em todas as turmas do agrupamento, com regulares mostras de livros (projeto “10
minutos a ler”).
– Dinamização de concursos de leitura, escrita, expressão plástica e produção audiovisual, a nível escolar, regional e nacional, abertos a todos os alunos do
agrupamento.
– Envolvimento dos alunos em iniciativas lúdico-pedagógicas a partir da leitura (Hora do Conto) nas turmas da educação pré-escolar e do 1º ciclo, por uma
educadora e duas professoras do 1º ciclo, enquanto elementos da equipa da BE.
– Dinamização de sessões cinematográficas e momentos de partilha de livros e de filmes (rubrica da RBE Ler, é para já! – Um livro, um filme e exibição de curtas metragens) em articulação com o Plano Nacional do Cinema, para todos os alunos do agrupamento.
– Divulgação, junto dos docentes, dos conjuntos de exemplares múltiplos existentes na biblioteca e empréstimo para sala de aula.
– Elaboração de roteiros de leitura orientada em sala de aula, nas turmas do 1º ciclo, que contemplam o desenvolvimento de estratégias de compreensão
(“Atividades de leitura baseadas na literatura – antes, durante e depois da leitura” de Yopp&Yopp).
– Promoção de atividades lúdico-pedagógicas, em pequeno grupo, para superar dificuldades de leitura em alunos com medidas de suporte à aprendizagem e à
inclusão (medidas adicionais) em articulação com o projeto Todos Juntos Podemos Ler – com adaptação das “Atividades de leitura baseadas na literatura – antes,
durante e depois da leitura” de Yopp&Yopp.
– Organização de dinâmicas de leitura domiciliária em família (projetos “Leitura em Vai e Vem” para a educação pré-escolar e “Já sei ler” para o 1º ciclo).
– Participação dos pais e elementos da comunidade em momentos de leitura para os alunos, em todas as escolas do agrupamento.
– Produção de “Diários de Leitura” pelas famílias a partir da leitura das obras do empréstimo domiciliário, na educação pré-escolar e no 1º ciclo .
– Interação com as famílias através das redes sociais da biblioteca escolar (Website, Facebook e Instagram).
Atividades de Melhoria:
– Integração do programa aLer mais e melhor no Projeto Educativo do Agrupamento e no Plano de Recuperação das Aprendizagens.
– Realização de diferentes ações de marketing, nomeadamente a afixação do lema e do logótipo do programa aLer mais e melhor em faixas e banners, bem como
cartazes e pósteres fotográficos, nas escolas do agrupamento.
– Dinamização do projeto “Livro Trânsito” através da criação de espaços de leitura atrativos em locais diferenciados das escolas do agrupamento.
– Implementação do Knolling Literário para produção de sinopses literárias visuais, em pequeno grupo, com alunos que beneficiam de medidas de suporte à
aprendizagem e à inclusão (medidas adicionais).
– Separação sistemática de resíduos (papel e cartão, metal, plástico e vidro) por toda a comunidade educativa e recolha pela empresa Resulima, com atribuição de
gratificação monetária para aquisição de fundo documental, no âmbito do projeto Reciclar para Ler+.
– Divulgação de livros, recensões, textos de opinião, desafios e materiais de leitura, em formato escrito e audiovisual, produzidos por elementos da comunidade
educativa, nas redes sociais da Biblioteca Escolar e do Agrupamento (Website, Newsletter Escola Viva, Facebook e Instagram).
– Promoção de debates sobre livros, artigos de jornais ou revistas que permitam a partilha de opiniões e preferências, a partir das sessões dos Clubes de Leitura na
Escola (CLE) para alunos do 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário.
– Criação de um Clube de Leitura para adultos (pessoal docente, pessoal não docente, pais e encarregados de educação).
– Criação de um “Consultório” de Leitura e Escrita para alunos do 2º ciclo, 3º ciclo e ensino secundário, com recurso aos docentes em funções no Centro de Apoio
à Aprendizagem.