Notícias
Vencedores do Concurso #BOR@ LER+ (1º Período)
Público na escola – “Isto também é comigo!”
Um simples abraço
A população idosa tem aumentado em Portugal. Somos dos países mais envelhecidos no mundo. Por isso, é inevitável ajudar e cuidar dos idosos com dignidade. Todavia, não me parece que isto aconteça. Em apenas dois meses (de 26 de julho a 27 de setembro deste ano), durante a realização da operação “A Solidariedade não Tem Idade”, pela PSP, foram identificados 326 idosos em situações de risco social, cujos principais fatores radicam no isolamento geográfico, nas vulnerabilidades físicas e psíquicas, e nas de cariz económico, incorporadas nas frágeis condições de habitação, higiene, saúde e alimentação.
Acrescem os assustadores 141 casos de idosos, vítimas de crimes em contexto familiar, seja por violência física, psicológica ou económica. Estes são dados da notícia assinada por Sónia Trigueirão na edição de 1 de outubro do jornal PÚBLICO: “Em dois meses, PSP detectou 326 idosos em risco social”.
Honestamente, pergunto-me: o que é feito do respeito e da educação destes filhos, netos, familiares para com os seus pais e avós? O que é feito do tão apregoado humanismo?
São os idosos que nos ligam ao nosso passado, foram eles que lutaram e se sacrificaram pelo bem dos filhos e pelo bem do mundo. E agora, que estão no fim da sua longa e sinuosa jornada, chamada vida, carregada de desafios e conquistas, ainda têm de se sujeitar às atitudes cruéis e desumanas dos seus descendestes? Não! Independentemente das condições e das possibilidades de cada idoso, eles merecem o nosso carinho, respeito e tempo, não só como forma de agradecimento, mas também porque, um dia, seremos nós a ocupar o seu lugar. É nas suas sábias palavras que encontramos aprendizagens preciosas sobre a paciência, o esforço e o verdadeiro valor do amor.
Por isso, apelo: dediquem algum tempo das vossas aceleradas vidas aos mais velhos. Escutem as suas extensas histórias de infância, joguem às cartas com eles, aprendam as suas lengalengas e, principalmente, partilhem afetos. Um simples abraço consegue tornar um dia muito mais feliz. Mas façam-no rapidamente porque, infelizmente, eles não são eternos.
Mariana Cerqueira Machado, 10.º ano
Link para a notícia:
https://www.rbe.mec.pt/np4/PnE-itec-24-25-10.html
10 minutos a ler
Miúdos a Votos!
Dia Mundial do Animal
Atividades /
Trabalhos dos alunos
Exposição patente na BE durante o mês de novembro: “A História que não lhe contaram”
Clube de Leitura – “O Fantasma de Canterville”
Na sexta-feira, dia 8 de novembro, os alunos do 9.º B vieram à BE para explorar a obra “O Fantasma de Canterville” de Oscar Wilde (capítulos I a IV) de uma forma única e interativa!
Num escape room criado no Genially 🚪🗝️, os alunos resolveram desafios relacionados com a obra, que os levaram a explorar a história e a descobrir segredos do fantasma mais famoso de Wilde! 👻🗝️
Depois, foi lançada uma discussão em torno da questão “Haverá vida para além da morte?” 💭. Inspirados por este tema, os alunos refletiram e puseram em prática a estrutura do texto de opinião, num momento de escrita criativa – tudo acompanhado por uma aconchegante chávena de chá! 🍵🖊️
Uma experiência que misturou leitura, discussão e escrita de forma envolvente e divertida! 📖✨
Halloween
Booo!Boooooo!
Os fantasmas deixaram as suas leituras e as bruxinhas ficaram à janela, para ver que reboliço era aquele.
Umas atrás das outras, as “Haunted Houses of Halloween” invadiram a Biblioteca da Escola de Barroselas e, com elas, os respetivos inquilinos: esqueletos, morcegos, abóboras e gatos!
O espaço tornou-se pequeno para que os visitantes pudessem apreciar os pormenores de tanto trabalho. Até as divisões das casas foram mobiladas, sem que faltassem as imensas teias de aranha! Sem elas nada seria igual, é claro!
A avaliar pelos materiais utilizados, adivinha-se a azáfama que terá havido nas famílias à procura de caixas, rolos, pasta de papel e afins. Quase se sentiu as ideias a fervilhar. Adivinha-se também o tempo passado a trocar ideias, a partilhar experiências, entre adultos e crianças, e a contar histórias da infância. É que:
“When witches go riding,
And black cats are seen,
The Moon laughs and whispers…
It’s Halloween!!!!!!”
Recital de Valsas Brasileiras na BE
Dia Mundial do Animal
Livro digital “Conhecer para Valorizar”
Nas sessões de TIC, os alunos do 4º ano da escola EB1 de Vila de Punhe desenvolveram trabalhos de pesquisa sobre o património e costumes de Vila de Punhe, em articulação com a disciplina de Oferta Complementar.
Livro digital “O Sistema Solar”
Os alunos do 4º ano do Centro Escolar de Barroselas criaram nas sessões de TIC um livro digital sobre o tema “O Sistema Solar” em articulação com a disciplina de Estudo do Meio.
Livro digital “Os Países da Europa”
Nas sessões de TIC, em articulação com a disciplina de Estudo do Meio, os alunos do 3º ano do Centro Escolar de Barroselas desenvolveram trabalhos de pesquisa sobre sobre os países da Europa.
Media@ção
As alunas, Beatriz Galvão e Maria João Felgueiras, do 12º B, participaram no concurso Medi@ção, com o vídeo “Os média, afastam-nos ou aproximam-nos uns dos outros?”, que lhes valeu uma mais do que merecida Menção Honrosa. Parabéns Meninas!
Sarau 25 de abril
No âmbito da disciplina de História A e da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril, as alunas Beatriz Galvão e Maria João Felgueiras, do 12ºB, realizaram um conjunto de entrevistas que compilaram neste fantástico vídeo com o qual abrilhantaram a noite do Sarau de comemoração dos 50 anos de Abril. Parabéns!!