Divulgação

Notícias

Abr122024

Concurso #Bor@Ler+

Abr92024

Palestra “Tratar o cancro por tu”

No dia 19 de abril, pelas 21h, irá realizar-se na EBS de Barroselas, no âmbito das Jornadas da Ciência, a palestra “Tratar o cancro por tu”, com o Prof. Doutor Manuel Sobrinho Simões.
Convida-se toda a comunidade educativa a estar presente.
Mar202024

TOP Livros e Leitores

Mar182024

Vencedores do concurso #Bor@Ler+

Jan292024

TOP Livros e Leitores

Atividades /
Trabalhos dos alunos

Mar222024

Teatro Educa

IMG-20240322-WA0031
O teatro veio à escola!

No âmbito do Plano Nacional de Leitura, do Plano Nacional das Artes e das obras de leitura recomendadas para o 5.º e 6ºano, na disciplina de Português, a companhia Teatro Educa apresentou, no último dia de aulas deste período, dois espetáculos baseados na obra O Príncipe Nabo, de Ilse Losa e Ulisses, de Maria Alberta Menéres.

Mar202024

CMIA

1000034489

As turmas do 12º ano assistiram a uma sessão dinamizada pela investigadora e bióloga Débora Borges, no âmbito da iniciativa “Prazer, sou um cientista!” (CMIA/CMVC). Para os nossos finalistas, no ano das grandes decisões, uma carreira científica, nas suas múltiplas versões, também poderá ser uma opção!

Mar192024

CLE 6º ano

IMG_20240321_132346

Os alunos das turmas 6ºA,B e C vieram à BE falar de livros! No âmbito dos Clubes de Leitura na Escola, e sob orientação das professoras Lisete Peixoto e Isabel Sá, partilharam as suas leituras nos “10 minutos a ler”! Bravo!

Mar182024

Exposição EV

exp2

Exposição “Era uma vez no Vale do Lima” com os diários gráficos realizados na disciplina de Educação Visual, pelos alunos das turmas do 8°ano, sob orientação da professora Ana Rodrigues. Durante o 2°Período, os alunos procuraram ilustrar algumas das lendas do livro “Lendas do Vale do Lima” de António Manuel Couto Viana, desenvolvendo storyboardsdesign de personagens e, ainda, a criação de cartazes para divulgar a exposição.

Pode ver o vídeo aqui: Exposição “Era uma vez no Vale do Lima”

Mar142024

Dia do Pi

pi cartaz

Para assinalar o dia do Pi, a Área disciplinar de Matemática promoveu na Escola sede dois concursos alusivos ao tema, com o intuito de envolver os Encarregados de Educação e de fortalecer um clima de escola propício às aprendizagens e inclusão. Os alunos aderiram, em grande número ao desafio, surgindo trabalhos variados muito criativos. Todos os trabalhos resultaram numa bela Exposição, na Biblioteca Escolar.

A aluna Rafaela Soares, 10ºA, venceu o concurso da Escultura do Pi que consistia em criar uma escultura do número π, com dimensões livres, utilizando materiais reciclados.

O aluno Pedro Amaral 7ºD, alcançou o primeiro lugar do Concurso “POEMA SOBRE O 25 DE ABRIL, COM O NÚMERO PI” . Neste concurso, aludindo às comemorações dos 50 anos, da data da revolução, os alunos foram incitados a elaborar um poema sobre o 25 de abril, utilizando a extensão decimal do número π para a sua estrutura, ou seja, o poema teria de ser composto por palavras com o mesmo número de letras que os algarismos do número π, por ordem de surgimento –( primeira palavra do poema com 3 letras; a segunda palavra, apenas 1 letra; seguindo-se palavras com  4, 1,5… letras).

Como este também é o dia internacional da Matemática, para aguçar a curiosidade, os alunos do 2ºciclo desenvolveram trabalhos sobre Matemáticos Famosos, estes estiveram a embelezar as paredes do refeitório Escolar.

Parabéns a todos os participantes!

3/14 de 2024

P’ Área disciplinar de Matemática,

Natália Lima

Mar82024

Cybercrime

IMG_6457
No dia 8 de março, os alunos do ensino secundário vieram à BE ouvir os inspetores da Polícia Judiciária de Braga:
o Cybercrime, na perspetiva do agressor, da vítima e da polícia!
Antes de abrirem asas para todo um mundo novo, o do ensino superior e o do mercado de trabalho, um alerta para os perigos do mundo digital e do crime.
Mar62024

Campanha Miúdos a votos

12ºB -D7

Os alunos do AEB desenvolveram ações de campanha para a eleição dos livros + fixes! Fizeram “arruadas” na Escola Básica e Secundária de Barroselas empunhando cartazes e gritando pelo seu livro preferido. Fizeram marcadores de livros e “comícios” em sala de aula no Centro Escolar de Barroselas. Produziram cartazes digitais e composições de Knolling literário para divulgação nas redes sociais. Amanhã será um dia de reflexão. Na sexta-feira, dia 8 de março, vão a votos! E que sejam eleitos os Livros + Fixes!

 

Mar42024

Visita Literária a Guimarães do 5º ano

IMG-20240305-WA0020
No dia 4 de março, os alunos do 5º ano fizeram uma visita literária a Guimarães, berço da nação, no âmbito das disciplinas de História e Geografia de Portugal e Português, dinamizada pela Biblioteca Escolar e organizada pela Editora Opera Omnia.
Visitaram o Castelo de Guimarães e a capela de São Miguel, onde terá sido batizado D. Afonso
Henriques. Saudaram a Estátua de D. Afonso Henriques e foram recebidos no Paço dos Duques de Bragança.
Descobriram a arte e a História no Museu Alberto Sampaio e no Centro Histórico de Guimarães. E ainda receberam uma edição personalizada da obra literária “Onde nasceu Portugal” de João Manuel Ribeiro e Susana Lima para explorarem o texto poético nas aulas de português.
Mar42024

ABC da Poupança

IMG-20240305-WA0013

No dia 4 de março, os alunos do 8º ano vieram à BE desenvolver competências na área da Literacia Financeira, participando em mais uma consumer.talks da Deco Jovem – ABC da Poupança.

Fev212024

Palestra sobre o Rio Neiva

IMG-20240221-WA0002
“No dia 21 de fevereiro, os alunos do 5º ano foram à BE na aula de Oferta Complementar e no âmbito do Projeto de Flexibilidade Curricular Curricular do AEB, que tem como objetivo o conhecimento do meio envolvente. Ouviram o professor Jorge Silva, conhecedor apaixonado do Rio Neiva. Ouviram falar do Rio, da fauna e da flora que aí habitam. Viram imagens maravilhosas, da reportagem fotográfica do professor Jorge!
Ficaram entusiasmados para uma visita ao rio!”

Novidades

Mar82024

Dia da Mulher

IMG_6462
Sugestões de leitura para reflexão todos os dias!
O Dia Internacional da Mulher é comemorado, anualmente, a 8 de março, desde o início do século XX.
Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até hoje, relembrando o caminho para a igualdade. Defender causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação continuam atuais porque, em demasiados lugares do mundo, as mulheres ainda não têm estes direitos garantidos.
Jan242024

Livros novos!

IMG-20240124-WA0002
NOVIDADES FRESQUINHAS! Livros adquiridos no âmbito do projeto “10 minutos a ler”, do Plano Nacional de Leitura (PNL2027).
O contacto com os livros e a prática regular da leitura são indispensáveis ao desenvolvimento do gosto de ler, à consolidação dos hábitos de leitura e ao aumento das competências de literacia. Quem lê lerá sempre mais e melhor, e ficará mais bem preparado para a vida. O projeto 10 Minutos a Ler pretende contribuir para a promoção do gosto de ler, indispensável ao desenvolvimento de hábitos de leitura e à formação de leitores mais competentes. Comunidade leitora em construção no Agrupamento de Escolas de Barroselas!