Portefólio Audiovisual

Jun302024

“Queridos extintos”

Jun252024

História dos Bonobos com Óculos (reconto)

Jun222024

Projeto Todos Juntos Podemos Ler – Leitura Inclusiva

IMG_20240305_131016
Na sessão desta semana, guardamos Tempo para Ler e Pensar na BE!
Através da exploração do livro “Queridos extintos”, de …, ficamos a conhecer animais que já desapareceram do Planeta Terra ou que estão em vias de extinção. Descobrimos o seu habitat, a sua dieta e as suas caraterísticas físicas. Depois, com os tablets, pesquisamos as causas do seu desaparecimento. E percebemos, com tristeza, que o principal culpado é o ser humano!
Jun62024

Projeto Todos Juntos Podemos Ler

Trabalho realizado no âmbito do Projeto da Biblioteca Escolar “Todos Juntos Podemos Ler”.

Pretendeu-se tornar esta história acessível a um público mais a largado, através de um formato de vídeo de animação que incorpora a imagem, o áudio e a escrita, com legendas incorporadas no vídeo.

O texto original, intitulado “Espírito animal”, é de Maria Eduarda Marinho e foi apresentado ao concurso Uma aventura literária, no ano letivo 2021/2022.

A adaptação para este trabalho foi feita pelo Professor Vítor Marinho e contou com a participação de alguns alunos do Agrupamento de Escolas de Barroselas (alguns deles a usufruírem de medidas adicionais e adaptações curriculares significativas), para dar voz aos personagens da história.

O trabalho foi iniciado no ano letivo 2022/2023 e concluído no decorrer do ano letivo 2023/2024.

Abr302024

Projeto Todos Juntos Podemos Ler – Leitura Inclusiva

IMG_20240430_123847

Na sessão do dia 30 de abril, através da Leitura Orientada da obra “História de uma flor”, de Matilde Rosa Araújo, e do guião “Atividades de leitura baseadas na literatura”, de Hallie Kay Yopp e Ruth Helen Yopp , os alunos descobriram a história da liberdade e da democracia em Portugal e criaram várias composições gráficas através da t~ecnica “Knolling Literário”!


 

Mar262024

Projeto Todos Juntos Podemos Ler – Leitura Inclusiva

IMG_20240319_122026

Na sessão do dia 19 de março, através da dramatização em teatro de papel japonês, o Kamishibai, e da Leitura Orientada da história de Haruto, um “gaito kamishibaia”, descobrimos o poder das histórias e da arte para tocar o coração da humanidade, para construir tempos de paz!
Através de uma cesta literária com vários objetos, os alunos foram tentando adivinhar a história. Depois, ouviram, leram e ilustraram a história com muito talento e alegria!

Fev292024

Projeto Todos Juntos Podemos Ler – Leitura Inclusiva

IMG_20240227_124928

Projeto Todos Juntos Podemos Ler – Leitura Inclusiva
Na sessão do dia 29 de fevereiro, através da Leitura Orientada da obra “Um abraço”, de Eoin McLaughlin e Polly Dunbar, e do guião “Atividades de leitura baseadas na literatura”, de Hallie Kay Yopp e Ruth Helen Yopp , descobrimos o poder mágico de um abraço quando muito o desejamos e quando menos o esperamos!